Risco Gratuito para Bordado ou Aplique

REVISTA COSTURA PERFEITA - A Revista nº1 da Confecção

FAÇA A COISA CERTA

FAÇA A COISA CERTA
Por Tereza Loschi Milanez


Colete de Alfaiataria
O colete de alfaiataria é uma peça clássica que traz referência masculina, mas que veio com tudo para o guarda-roupa feminino. Alguns trazem uma mensagem de refinamento e elegância por terem o corte mais reto e o comprimento alongado; outros, já bem acinturados e curtinhos, variam entre elegância e despojamento.
Existem vários modelos para todos os gostos. Vamos desenvolver nesta edição um colete mais alongado, com uma modelagem mais reta e com fechamento diferente do tradicional, sem transpasse e botões.
Esta lição é um pouco mais avançada, por isso é necessário dedicar mais atenção. Mas não se preocupe: se ficar alguma dúvida, recorra a nossa apostila de Blazer, Casacos e Jaquetas, do Corte Anatômico, onde encontrará a lição de alfaiataria mais detalhada, além de outros modelos, inclusive colete mais ajustado e curto que se tem usado muito por aí.



 Passo a passo:
Trace os moldes de blusa frente e costas com todas as pences e linhas básicas. Com o método Anatômico, você poderá aprender a desenvolver esses moldes em 5 minutos, e com ótimo caimento. As medidas indicadas nos traçados a seguir são calculadas para o manequim 42. Para este colete, aumente, abaixo a linha do quadril, o comprimento 8 cm. Na lateral, trace da linha do quadril até o comprimento, aumentando um leve evasê de 1 cm.
Cavas: Vamos cavar um pouco, diminuindo 2 cm nos ombros e descendo 3 cm retraçando a curva e observando a parte da frente para não cavar mais que 0,5 cm no meio cava (ponto X). Observe a figura 1.
Decote frente: Marque o ponto B, onde será fixado o fecho, 10 cm acima da linha da cintura. Ligue o ombro ponto A ao ponto B com traço reto. Desenvolva a gola esporte, como já ensinada em outras edições. Se não tiver, solicite o kit do Corte Anatômico, no qual aprenderá diversos modelos de golas.
Recorte frente: O modelo da foto não tem esse recorte, mas indicamos que o faça para que o colete tenha um melhor caimento nas curvas femininas e para eliminar as pences. Você poderá também não fazer o recorte e só costurar as pences - fica a seu critério. Para fazer o recorte, marque o ponto N no meio do ombro novo. De N trace com leve curva até a escala 4. Retrace a pence com apenas 2 cm de profundidade. Recorte de N até a pence da cintura.
Ajuste na cava frente: Para que a cava tenha melhor caimento, por causa do volume do busto, faz-se um ajuste para eliminar a folga produzida por meio de uma pence de 2 cm somente no molde, abaixo do ponto X.
Ajuste do meio das costas: Marque 2 cm na cintura e 1 cm no comprimento, trace com linha reta. O ajuste subirá da cintura até a altura do ponto C, que é 14 cm abaixo do decote. A pence da cintura fica inutilizada; ela foi eliminada no meio das costas. Elimine as partes de cor cinza, como mostra a figura 3. No molde de alfaiataria a costura não é exatamente na lateral (como nas blusas comuns), mas um pouco mais para trás, sendo necessário transferir uma parte da lateral costas para a frente, da seguinte maneira:
Quadril frente: Prolongue a linha da cintura na lateral, aumente 4 cm em todo o quadril, trace uma nova curva, paralela à base (figura 1).
Laterais frente e costas: Nas costas, meça 2 cm para a direita e 2 cm para a esquerda, contornando a nova cava. Faça isso em toda a lateral. Com linhas paralelas, marque ponto S-V-T-W-U-X, como mostra a figura 3. Destaque o pedaço das costas, pontos S-T-W-V-S (verde), e aplique na lateral frente, apoiando o ponto W no traço reto da cintura frente (figura 3). A diferença do traço O-M (lateral frente) será fechada na pence. Obs.: Note que a pence nunca será fechada em sua totalidade.
Quadril costas: A parte cinza (W-X-U-T-W) das costas será eliminada (figura 2). Faça o transporte dos ombros, cortando 3 cm do ombro frente e colando nas costas. Esse procedimento proporcionará mais elegância ao modelo.
Para dúvidas e sugestões, entre em contato conosco pelos telefones (11) 3222-4242 e 9865-6040, pelo e-mail contato@corteanatomico.com.br, ou acesse www.corteanatomico.com.br.
Agradecimentos: Amanda Baptista Milanez e Rosemary Baptista Milanez.
LEGENDA:
Desfile Osklen, inverno 2011.
Foto: Agência Fotosite

Comentários