Risco Gratuito para Bordado ou Aplique

.:: Revista Costura Perfeita :: A Revista da Confecção.

Faça a coisa certa

Por Tereza Loschi Milanez

Blazer Justo

O blazer que ensinaremos nesta edição é um modelo bem feminino e mais ajustado, que estilistas apresentam como tendência para o Outono-Inverno de 2010, sendo uma peça versátil que se combina com muitas outras, criando vários looks elegantes e práticos.

Nesta modelagem é possível observar que foi desenvolvida uma gola italiana feita no mesmo  procedimento da gola smoking, já ensinada em outra edição. A manga a ser utilizada é a de casaco. Para a modelagem de blazer costuma-se utilizar 1 ou 2 manequins acima do desejado, para ficar mais largo no corpo; porém atualmente está sendo usado em toda parte blazers justos como blusas, no tamanho do manequim desejado; e não podemos nos esquecer de que detalhes dão elegância à peça.

Estão em destaque a cava e o ombro estruturados, pois o blazer tem esses diferenciais; muitas confecções fazem casacos e blazers com cavas comuns de blusa, no entanto o ideal é fazer uma própria, com um ombro mais estruturado. Um detalhe simples, mas que faz toda a diferença no visual.

O recorte é também uma boa dica para dissimularmos as pences do busto e da cintura, transportando-os para apenas um recorte, dando um visual limpo e bem moldado ao corpo. O modelo apresentado é mais curto que o blazer tradicional, não chegando à altura do quadril, variando de 10 a 15 cm abaixo da cintura.

Passo a passo:

Observe que as linhas vermelhas representam o molde base; as linhas pretas, as modificações para o modelo de blazer; e as linhas verdes, a modelagem semipronta.

FRENTE: (Figura 01)

Ombros: Para uma ombreia baixa, mais fininha, na escala 2, suba 0,5 cm e trace o novo ombro a partir do ponto A, sendo a medida deste 1 cm maior que o ombro básico; marque K.

Cava: No ponto 3, trace uma linha horizontal pontilhada e suba desta linha 5 cm em direção à cava; marque ponto X (entre cavas). De X saia 0,5 cm para fora do molde; marque o ponto L. Do ponto 3, desça 3 cm na lateral (para manga justa) e faça o ponto M. Ligue K-L-M com a régua de curvas do Corte Anatômico, o qual facilitará muito, mas pode ser também traçado à mão.

Recorte: Marque o ponto N no meio do ombro. De N trace com linha reta até o ponto 4, descendo pela pence da cintura até o comprimento o ponto Y. Corte a linha do recorte N-Y passando pelos pontos C e D e feche a pence do busto, eliminando assim todas as pences.

COSTAS: (Figura 02)

Ombros: O procedimento é bem parecido com o da frente, porém suba 1 cm e trace o novo ombro a partir do ponto A, sendo essa nova medida 1 cm maior que a do ombro básico, e marque K.

Cava: Marque o ponto X da entrecavas pelo mesmo processo da frente. De X saia 0,5 cm. No ponto 3, desça na lateral 3 cm e faça o ponto R. Ligue K-Q-R com curva.

Recorte: Ajuste no meio das costas 1 cm na cintura e 0,5 cm no comprimento, trace com linha reta. O ajuste subirá da cintura até a altura do ponto X. Marque o ponto N no meio do ombro. De N trace uma leve curva até a pence da cintura, a qual deve ficar com 2 cm de largura, descendo até o comprimento do ponto Y. Corte a linha do recorte N-Y passando pelos pontos C e D, eliminando do molde as partes apresentadas na cor cinza.

Obs.: para ombreiras mais altas aumente o dobro das medidas nos pontos K, L e Q. Faça o transporte de 2 cm do ombro costas para o da frente. O molde apresentado tem 2,5 cm de transpasse para o abotoamento, entretanto a modelagem pode ser executada sem abotoamento, como a demonstrada na foto; são variações para o mesmo modelo.

Dica: Conheça a apostila de blazers, casacos e jaquetas do Corte Anatômico®, que contém muitas outras lições interessantes como esta. Por meio do kit autoexplicativo, qualquer pessoa pode aprender a desenvolver modelagens de todo tipo. Esses materiais são encontrados também na Cavemac.

Dúvidas ou sugestões, entre em contato pelos telefones: (11) 3222-4242 ou (11) 9865-6040; e-mail: contato@corteanatomico.com.br ou acesse o site : www.corteanatomico.com.br

Agradecimentos: Amanda Baptista Milanez

Comentários