- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Faça a Coisa Certa
Por Tereza Loschi Milanez
PARKA ESPORTIVA
Ao analisarmos a moda atual percebemos a informalização na forma de as pessoas se vestirem. Mais do que informal, a moda está chegando a ficar esportiva. São elementos que as pessoas querem usar agora, mas que vieram lá dos anos 1990. E sabe o que mais se usou nesses anos e que está querendo voltar? A parka! Ou a jaqueta esportiva, mais larguinha ou mais compridinha, que não define as formas, feita de material informal.
Este modelo apresentado é despojado e bem largo ao corpo. Usando a criatividade, poderão ser desenvolvidos muitos outros modelos com recortes, franzidos, cores e estampas. O importante é ter uma modelagem que vista bem, pois a confecção pode utilizar lindos tecidos, ter ótimo maquinário, boas costureiras; enfim, pode ter tudo do melhor, porém se a modelagem for ruim tudo isso estará perdido. Por isso utilize uma modelagem de confiança. O desenvolvimento deste modelo é iniciado pela camisa esporte masculina. Isso mesmo, base masculina para desenvolver um modelo feminino, é assim que iniciaremos nosso aprendizado. Para desenvolver o básico da camisa esporte masculina use as lições do livro básico do corte sem cálculos Anatômico®, que é componente de um kit de um curso autoexplicativo de modelagem industrial e sob medida. Este kit é encontrado também na loja Cavemac. Para proporcionar este efeito bem largo que podemos ver na foto, é necessário desenvolver o modelo a partir de uma base 2 a 3 manequins acima do tamanho desejado. Por exemplo, se a modelo veste manequim 42, para ficar largo como está, deve ser feita a modelagem no manequim 48.
Passo a Passo: Já com a base da camisa pronta, a partir da cintura desça 40 cm, traçando um retângulo, na frente e nas costas. Observe na fig. 01 e 02 nos pontos A-B. Frente: Aumente para o transpasse do meio da blusa frente 8 cm nos pontos C-D. Ligando com linhas retas. Capuz: Será desenvolvido sobre o molde frente. Existe uma regra básica para o desenvolvimento do capuz em que se desenha um retângulo acima dos ombros com as medidas correspondentes à largura e à altura da cabeça. Na apostilas de malhas do corte Anatômico®, há uma tabela que foi desenvolvida para criar um padrão que lhe auxiliará bastante. Neste caso um tamanho médio corresponde à altura total de 64 cm, e será utilizada a metade dessa medida, ou, seja, 32 cm. Na largura aplique a metade do entrecavas costas, que seria a largura da cabeça. Para este modelo amplo será de mais ou menos 11 cm. No retângulo pronto marque os pontos E-F-G-H, como mostra a figura. No ponto F suba 1 cm e marque o ponto I. No ponto J, (ombro) entre 4 cm e marque o ponto K. Na linha do decote (ponto L) desça 6 cm e marque M. Ligue os pontos I-K-M com curva, observe a figura 1. Esta linha será a nova linha da blusa frente que ficará com um decote mais aberto e será também a linha do capuz. Para este modelo de capuz, que é bem amplo, faça um aumento extra de 5 cm na altura, marque os pontos O-P. Na metade dos pontos O-P, suba 4 cm e marque Q. Na metade do ponto G-I aumente 5 cm e marque N. Ligue I-N-Q com curvas, fazendo assim o formato arredondado da cabeça. Se desejar um detalhe opcional, no ponto P saia 2 cm e marque ponto R, ligue os pontos R-M com linha reta. Costas: No ponto S afaste o decote 4 cm, para igualar com o decote da frente, marque o ponto X, e desça 1 cm do ponto Y e marque Z. Ligue os pontos X-Z com curva. Observe a fig. 02. Separar o molde do capuz do molde frente na linha M-I. O modelo semipronto ficará como mostra a figura 3. O próximo passo é realizar os recortes que desejar para dar adorno ao modelo, assim como desenhar bolsos e colocar as margens para costura, dependendo do acabamento e maquinário a ser utilizado.
Dúvidas ou sugestões, entre em contato pelos telefones: (11) 3222-4242 ou (11) 9865-6040; e-mail: contato@corteanatomico.com.br ou acesse o site : www.corteanatomico.com.br Agradecimentos: Amanda Baptista Milanez Foto: Silvia Boriello/Desfile Ellus - SPFW - Inverno 2010 |
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Responderei em breve. Adriana Gloria.